Seminário Kaleo

O Kaleo é um seminário teológico com ênfase em Teologia, Caráter e Missões.

Missão
“Ser um centro educacional e vocacional de referência no ensino bíblico-teológico.”

Visão
“Contribuir para a formação do cristão, de forma excelente, quanto ao seu caráter,
conhecimento e missão na sociedade.”

O curso tem duração de 3 anos

Grade Curricular

INTRODUÇÃO BÍBLICA
Introdução ao estudo da Bíblia como livro de origem divina e humana, determinado pela inspiração de Deus e pelo contexto literário e cultural. Introduz no conhecimento da Bíblia em suas dimensões de literatura, história e teologia, trabalhando a revelação de Deus como Palavra inspirada e canônica

TEOLOGIA BÍBLICA I
Se refere ao estudo dos grandes temas do primeiro Testamento, a revelação de Deus em Jesus Cristo e o desenvolvimento do seu programa redentivo no mundo.

INTRODUÇÃO DO TRABALHO E PESQUISA
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento cientifico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

HOMILÉTICA I
Oferecer ao pregador subsídios para a dinamização e execução de um ministério de pregação, incluindo conhecimento de diversas possibilidades na pregação e no seu planejamento homilético.

EVANGELISMO PELA AMIZADE
Estudo dos princípios bíblicos e práticos do processo de fazer discípulos. A disciplina de evangelismo visa desenvolver métodos de abordagem evangelística contextualizada.


TEOLOGIA BÍBLICA II
O presente programa será desenvolvido, visando familiarizar o aluno com o conceito; Teologia Bíblica, no que se refere ao estudo dos grandes temas do segundo Testamento, a revelação de Deus em Jesus Cristo e o desenvolvimento do seu programa redentivo no mundo.

HOMILÉTICA II
A Disciplina é relevante a todos aqueles que desejam fazer uso da palavra em atos públicos ou privados, combinando técnicas comprovadas de oratória, com os princípios da pregação eficaz.

HERMENÊUTICA
Estudar os princípios de interpretação Bíblica, bem como, levar o aluno a aprofundar seus conhecimentos, na busca de ter uma boa compreensão das Escrituras.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I – ECLESIOLOGIA
A disciplina pretende introduzir o aluno no conhecimento da Eclesiologia em suas dimensões de terminologia, características, estruturas e propósitos.

EXEGESE
O trabalho de aproximação do texto bíblico exige o domínio de “ferramentas” que possibilitem manuseá-lo e compreendêlo. Essas “ferramentas”, usadas em seu conjunto, se constituem em metodologias exegéticas. O trabalho exegético é a base do
trabalho pastoral onde se faça necessário o uso da Bíblia.


DISCIPULADO E INTEGRAÇÃO
Estudar os princípios do discipulado cristão, bem como, levar o aluno a aprofundar seus conhecimentos, na busca de ter um compromisso pessoal com Cristo, levando outros a experimentarem o mesmo propósito de seguir o Mestre.

LITURGIA E CELEBRAÇÃO
A disciplina Liturgia tem como objetivo oferecer ao Acadêmico de Teologia, fundamentos teóricos e práticos para celebrações e cerimônias que fazem parte do contexto eclesiástico cristão.

HISTÓRIA DE ISRAEL
Os principais fatos relacionados aos movimentos do povo hebreu nos tempos do Velho Testamento e sua história romântica, dolorosa e épica.

PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO
Tem como finalidade colocar o aluno de Teologia em contato com a formação, conteúdo e desenvolvimento do texto inspirado do Antigo Testamento, assim como introduzir a mensagem de cada livro do Antigo Testamento a partir de três eixos: histórico, literário e teológico.


PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO
Conhecimento geral a respeito dos livros do Novo Testamento. A ênfase será no conteúdo e na mensagem, tanto na sua unidade como na sua variedade.

HISTÓRIA DA IGREJA I
Os assuntos concernentes à Igreja e sua história ao longo de seus dois mil anos de existência, labor, sofrimento e glória.

PRÁTICAS DEVOCIONAIS
Refletir sobre o nosso andar diário com Deus, entendendo, à luz da Palavra, que fomos criados por Deus para vivermos um relacionamento pessoal e íntimo de amor com Ele.

ÉTICA
Estudar as principais noções e conceitos de Ética, introduzindo o aluno no pensamento crítico e reflexivo sobre a ética e a sociedade contemporânea. Discutir a origem e a importância da ética nas questões que envolvem cultura, identidade
e as relações sociais e políticas no Brasil e no mundo contemporâneo.

LIDERANÇA AVANÇADA
Estudar as principais noções e conceitos de liderança, introduzindo o aluno no pensamento crítico e reflexivo sobre a liderança cristã e a liderança organizacional. Estudar os modelos bíblicos de liderança e o desenvolvimento do trabalho em equipe no contexto eclesiástico e religioso.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
Conhecimento dos assuntos pertinentes a sistematização das principais doutrinas cristãs em suas dimensões de terminologia, características, estruturas e propósitos.


HISTÓRIA DA IGREJA II
Objetiva familiarizar o aluno com os assuntos concernentes à Igreja e sua história do final da idade Média até a era contemporânea.

ACONSELHAMENTO BÍBLICO
Abordagem bíblica, fundamentada na suficiência das Escrituras, sendo aplicada aos problemas vivenciais, considerando que as Escrituras são atemporais e à circunstanciais.

ANÁLISE DO A.T.
Contato com o desenvolvimento do texto do Primeiro testamento, a partir dos autógrafos originais, credibilidade, ataques da crítica, sustentação e ortopráxis.

TEOLOGIA PASTORAL
Refletir o que é Teologia pastoral, bem como qual é a sua importância no chamado ao ministério. Pensar quem faz o propósito e proceder do pastor no cuidado com suas ovelhas.

ANÁLISE DO N.T
Compreender o desenvolvimento e formação do texto do Novo Testamento.

ESTÁGIO I


GESTÃO DE PROJETOS
Despertar nos alunos e alunas o interesse pela área de gestão na vida pessoal, na Igreja Local e nos ambientes da vida profissional, e ao mesmo tempo desenvolver ferramentas que os auxiliem na elaboração de futuros projetos nas áreas acima
grifadas.

IMPLANTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA IGREJA
Preparar o aluno de teologia para lidar de forma vitoriosa com a tarefa de Implantação de Igrejas em suas diferentes formas, em diferentes regiões e para diferentes povos, e também auxiliar na revitalização de Igrejas.

EXPOSIÇÃO DE EFÉSIOS
Nesta carta o apóstolo Paulo apresenta um panorama geral dos planos e propósitos de Deus desde o começo dos tempos.

GREGO INSTRUMENTAL
Proporcionar ao aluno a oportunidade de ler, traduzir e interpretar o Novo Testamento em sua língua original.

MISSIOLOGIA
Teologia da missão da Igreja e desafios da missão no mundo contemporâneo: missão “ad gentes”, missão “intra gentes”, “nova evangelização”. Identificar, a partir dos livros do novo testamento, a Teologia Bíblica da Missão.

MONOGRAFIA/ARTIGO
Conclusão e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, dentro do que é preconizado pela metodologia científica.

ESTAGIO II

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *