Pentecostal vs Continuísta
Algum tempo atrás recebi a visita de um amigo em nossa igreja que após ouvir o ensino que eu ministrei à igreja, disse-me:
Pensei que você fosse CONTINUÍSTA, não pentecostal!
Confesso que tal afirmação deixou-me preocupado, pois nunca abri mão do pentecostalismo, SOU PENTECOSTAL, embora eu tenha algumas reservas com o movimento pentecostal, critico veementemente os movimento de atos proféticos, ungir objetos ou lugares com óleo, os movimentos apostólicos, etc.
Minha preocupação não é como ele ou outros amigos ou pastores me veem, mas como o pentecostalismo é visto por muitos, e o pior, é o que o pentecostalismo se tornou. Hoje falar em pentecostalismo é atribuir TODO o movimento do “rê tê tê”, e as mazelas neo-pentecostais ao pentecostalismo.
Quando alguém que não adota tais procedimentos, mas se diz crer nos dons espirituais, logo é tido como CONTINUÍSTA e não pentecostal.
Hoje não irei falar do movimento pentecostal, quero aqui apenas afirmar que embora não adote práticas comuns as igrejas que se dizem pentecostais (ao ver são neo-pentecostais), sou pentecostal, não sou continuísta, abaixo esclareço as diferenças básicas entre PENTECOSTALISMO E CONTINUÍSMO.
O que é continuísmo?
O continuísmo ensina que todos os dons extraordinários expressos nas Escrituras estão disponíveis para os nossos dias a qualquer cristão inserido na Igreja. Portanto, todo pentecostal é necessariamente continuísta. Agora, nem todo continuísta é pentecostal, isso porque o pentecostalismo vai além do continuísmo. Alguns continuístas famosos não estão dentro da tradição pentecostal. Alguns teólogos como Donald A. Carson, John Piper, Wayne Grudem, por exemplo, são de tradição calvinista e não possuem nenhuma ligação direta com igrejas pentecostais.
O que é pentecostalismo?
É um continuísmo acrescentado de outro dom extraordinário: o Batismo no/com o Espírito Santo. Esse dom, segundo a teologia pentecostal, capacita o crente ao serviço da proclamação (cf. Atos 1.8). Não é um dom melhor nem pior do que os demais, mas difere no propósito. Enquanto os dons gerais estão voltados para dentro da Igreja, o Batismo no Espírito está voltado para fora. É a Igreja capacitada a agir no mundo, enquanto os demais dons capacitam à igreja na ação comunitária de edificação e consolo.
NOTA: No pentecostalismo estritamente assembleiano, especialmente baseado em uma teologia lucana diferente (todavia complementar) à teologia paulina, se ensina que esse dom vem acompanhado de um sinal, o falar em línguas. Esse sinal não deve ser confundido com o dom, que é a variedade de línguas.
Veja o quadro e entenda a diferença entre os três grupos que comungam da crença na ação dos dons em nossos dias.
Continuísmo | Pentecostalismo | Pentecostalismo Assembleiano | |
Dons Espirituais | Todos os dons extraordinários estão presentes na contemporaneidade. | Todos os dons extraordinários estão presentes na contemporaneidade. | Todos os dons extraordinários estão presentes na contemporaneidade. |
Batismo no Espírito Santo | É sinônimo de conversão. | É um dom que capacita a igreja a proclamar o Evangelho. É diferente da conversão e pode ser acompanhado ou não de outros dons como profecia, glossolalia, curas etc. | É um dom que capacita a igreja a proclamar o Evangelho. É diferente da conversão e é acompanhado dos falar em novas línguas, não como dom, mas como sinal. |
Hermenêutica | Não há diferença entre a teologia lucana e paulina na pneumatologia. | Não há diferença entre a teologia lucana e paulina na pneumatologia. | Há diferenças complementares entre a teologia lucana e paulina na pneumatologia. |
Alguns Expoentes | D. A. Carson; N. T. Wright, John Stott, Wayne Grudem. | J. Rodman Williams; William Seymour; Martyn Lloyd-Jones; Gordon D. Fee; James K. Smith. | Stanley Horton, William Menzies, Robert Menzies, Amos Yong, Roger Stronstad, |
literatura Pentecostal indicada:
- A Doutrina do Espírito Santo, Stanley M. Horton, CPAD.
- Avivamento Pentecostal, Stanley M. Horton, CPAD.
- Breve História do Movimento Pentecostal, José de Oliveira, CPAD.
- Cheios do Espírito, Augustus Nicodemus, Ed. Vida.
- Comentário Bíblico Pentecostal, French L. Arrington e Roger Stronstad, CPAD.
- Como Receber o Batismo com o Espírito Santo, Donald Gee, CPAD.
- Cristianismo em Crise, Hank Hanergraff, CPAD.
- Decepcionados com a Graça, Paulo Romeiro, Ed. Mundo Cristão.
- Dicionário do Movimento Pentecostal, Isael de Araújo, CPAD.
- Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria, Ciro Sanches Zibordi, CPAD.
- Evangélicos em Crise, Paulo Romeiro, Ed. Mundo Cristão.
- Falar em Línguas, o Maior Dom? R. L. Brandt, CPAD.
- Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento, Claudionor Corrêa de Andrade, CPAD.
- I e II Coríntios, Stanley M. Horton, CPAD
- Neopentecostais: Sociologia do Novo Pentecostalismo Brasileiro, Ricardo Mariano, Edições Loyola.
- No Poder do Espírito, William W. Menzies e Robert Menzies, Editora Vida.
- O Fruto do Espírito, Antonio Gilberto, CPAD.
- Pentecostal de Coração e Mente, Rick Nañez, Editora Vida.
- Protestantismo Tupiniquim, Gedeon Alencar, Arte Editorial.
- Teologia Sistemática: Sob uma Perspectiva Pentecostal, Ed. Stanley M. Horton, CPAD.
- Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, J. Rodman Williams, Editora Vida.
- Verdades Pentecostais, Antonio Gilberto, CPAD.
Soli Deo gloria
Franco Júnior