SOBRE

QUEM SOMOS

Somos uma igreja bíblica, fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano, acolhedora, presente na vida da sociedade e parceira na evangelização do mundo, comprometida a proclamar Jesus, vivenciando relacionamentos e celebrando a Cristo.

NOSSA DOUTRINA

A Gileade é uma igreja protestante (evangélica) de aspecto reformado (adota muito da teologia reformada), de orientação arminiana clássica e crer que os dons do Espírito continuam disponíveis em nossos dias.

MISSÃO

Amar a Deus (Mt 22:37), amar uns aos outros (Jo 13:34,35), adorar, glorificar, e proclamar a Jesus (Mt 28:19,20), formando discípulos (Mt 28:19,20) apaixonados por Ele que servem e compartilham sua fé mutuamente.

VISÃO

Ser uma igreja onde se vive uma vida cristã equilibrada e uma espiritualidade contagiante, uma igreja relevante na comunidade onde está inserida

PROPOSTA

IGREJA AUTÔNOMA. Uma comunidade com forma de governo local e detentora do patrimônio, gerencia seus recursos e tem voz ativa em todas as esferas das decisões. Cremos que autonomia é liberdade com responsabilidade. Estamos unidos com outras igrejas Gileade pelos laços fraternais do amor e pela identidade teológica e doutrinária.

IGREJA MISSIONÁRIA. Queremos atuar de maneira plena na sociedade e contribuir para a restauração integral da vida de homens e mulheres, conforme ensinado nas Sagradas Escrituras e no poder do Espírito Santo.

IGREJA DISCIPULADORA. Queremos obedecer ao verbo imperativo descrito em Mateus 28:19-20, conforme Jesus instruiu, entendendo que o discipulado é transmissão de vida, que passamos enquanto estamos vivendo, sendo exemplo, e não como um programa eclesiástico. Este discipulado deve ser amoroso, pessoal e espontâneo.

IGREJA TEOLOGICAMENTE EQUILIBRADA. Não nos apegamos a extremos doutrinários. Não nos escusaremos aos debates, mas não faremos conjecturas, especulações sobre assuntos não revelados por Deus (Dt 29:29). Nas questões de difícil interpretação buscaremos o consenso e a autoridade das Escrituras.

IGREJA TRANSPARENTE. É direito da comunidade e obrigação da liderança informar com clareza e honestidade todas as questões de ordem administrativas, morais ou espirituais. Queremos a transparência em todas as áreas de nossas igrejas e em nossos relacionamentos.

IGREJA PENTECOSTAL com Solidez Bíblica. Nossa única regra de fé e conduta é a Bíblia, a Palavra de Deus (II Co 5:7). Toda a nossa celebração, teologia e ministração se fundamentam na solidez da fé bíblica. A razão deve confirmar nossa reflexão de fé. A Bíblia é a autoridade e juiz em nossas experiências pentecostais e obedeceremos às recomendações de I Co 14. Cremos nas operações do Espírito para os dias de hoje como promessa do próprio Jesus em Mc 16:16-18, e como aconteceu no Dia de Pentecostes como capacitação para testemunhar conforme At 1:8.

IGREJA RELEVANTE. Nossa relevância está em nossa própria história. Não abdicaremos da fé bíblica, da preservação da nossa história, nem da nossa identidade. Desejamos afetar o mundo com a mensagem de Cristo e disso não abrimos mão. Desejamos a reflexão social sem utopia e sem demagogia. Nossa prática social é de engajamento que nasce da nossa vivência junto à comunidade onde estamos inseridos.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19)

NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

CREMOS

Em um único Deus (Is.45.5), Criador de “todas as coisas” visíveis e invisíveis (Is.44.24; Cl. 1.16-17), atemporal (Is.40.28), ilimitado e imaterial (Jo.4.24), pessoal (Gn.1.26) e Santo (Sl.22.3), subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mt.3.16,17), onisciente, onipotente e onipresente (Hb.4.13; Gn.17.1; Sl.139.7) e que governa soberanamente todas as coisas (Sl.103.19; Jr.10.23; Lm.5.19).

Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2Tm.3.14-17).

Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is.7.14; Mt.1.20; Rm.8.34 e At.1.9).

Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm.3.23; Ef.2.1-3 e At.3.19).

Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça mediante a fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo.3.3-8, Cl.3.9,10 e Ef.2.8-9).

No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10.43; Jo.5.24 ; 1Ts.5.9, Hb. 5.9; 7.25 e Rm.1.1).

No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt.28.19; Rm.6.3-6 e Cl.2.12) e na Santa Ceia como ato memorial de sua morte (1Co.11.23-29).

Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb.12.14; 1Ts.5.23 e 1Pe.1.15).

Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1Co.12.1-12).

Na operação do Espírito Santo para os dias de hoje como promessa do próprio Jesus (Mc 16:16-18) e como aconteceu no dia de pentecostes como capacitação para testemunhar conforme At 1:8

Na Segunda Vinda pessoal de Cristo, ao mundo, para arrebatar a sua Igreja (1Ts.4.16-17; 1Co.15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14).

No Juízo Final, onde serão julgados os que fizerem parte da Última Ressurreição; e na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46; Ap 20.11-15).

Num novo céu e numa nova terra onde habitaremos eternamente com Cristo (2Pe.3.13).

NOSSA HISTÓRIA

Após alguns anos de reflexão e de profunda convicção teológica, alguns pastores em assembleia geral tomaram a decisão de deixar o ministério assembleia de Deus Betesda, na cidade de Fortaleza, Ceará, no dia 2 de agosto de 2007.

Em virtude dos profundos laços de relacionamento e afinidade doutrinárias, trinta e três pastores resolveram unir-se, fundando assim a Igreja Cristã Gileade e se organizaram provisoriamente em uma convenção. Durante os meses de agosto e setembro de 2007 foram fundadas as primeiras Igrejas Cristãs Gileade.

No dia 26 de setembro de 2007, os ministros das Igrejas Cristãs Gileade se reuniram para elegerem uma diretoria interina formada por: Pr. Manoel Filho, Pr. José Célio, Pb. Daniel Durand, Pr. Honório Neto, Pr. Arnaldo Cacau e Pb. Airton Barbosa, assim estava criada a CIMING – Convenção de Igrejas e Ministros Gileade.

No dia 26 de julho de 2008 os ministros da Gileade se reuniram para aprovarem o estatuto da Convenção.

No dia 01 de outubro de 2008 os ministros das Igrejas Cristãs Gileade, em assembleia geral extraordinária, legalizaram a Convenção de Igrejas e Ministros Gileade – CIMING,  e confirmaram o estatuto social com os órgãos administrativos: Diretoria, Conselho Ministerial e Comissão de Contas.

A relevância desta igreja está na sua própria decisão histórica de não abdicar da fé bíblica que reconhece o caráter imutável de Deus e seus atributos conforme expostos nas sagradas escrituras: Onisciência, onipotência, onipresença, imutabilidade e soberania. Cremos num único Deus infinitamente perfeito, subsistente em três pessoas: Pai, Filho e espírito Santo, conforme declaração de fé do nosso credo. Fundamentamo-nos na teologia pentecostal clássica e na solidez bíblica. Nossa única regra de fé e conduta é a bíblia.

A convenção das igrejas cristãs Gileade é constituída de igrejas autônomas, cujas comunidades (igrejas) com liberdade e responsabilidade administram seus próprios recursos, sejam eles financeiros, patrimoniais e administrativos.

  • Primeiro templo

  • Segundo templo

  • Templo próprio

Gileade Juazeiro

A Igreja Cristã Gileade de Juazeiro do Norte nasceu com uma proposta: “Restaurar vidas”. Isso porque entendemos que o reino de Deus se expressa através de vidas humanas em movimento. Vidas que no percurso de sua existência se desviaram do plano original do criador, e foram machucadas, quebradas, aprisionadas.

Essa igreja nasceu a partir do sonho de um homem, Pr. José Ivan Sampaio, que sonhou com uma igreja que fosse capaz de restaurar a alegria de servir ao Senhor e transformar a vida das pessoas que ainda não conheciam Jesus, trazer de volta a alegria de viver, de estar junto a amigos, uma igreja capaz de entusiasmar e de contagiar a todos com o amor de Deus.

As pessoas necessitam de cura, o médico da Gileade é Jesus Cristo e o bálsamo é o seu sangue que tem poder para libertar os cativos e dar liberdade aos presos, quebrar as cadeias de satanás, restaurar a comunhão com o Criador e dar-lhes vestes de louvor. Pessoas que acreditavam estar no mundo por acaso, sem direção, sem propósito. Apesar da religião, carentes de Deus.

O sonho de um pastor que nasceu no próprio coração de Deus tornou-se realidade, E o próprio Deus providenciou o remédio e o lugar para serem curados. O lugar físico sem muitos atrativos, colunas pelo meio e pouco espaço, mas cheio da presença de Deus e uma Palavra viva que encheu os corações de alegria e a certeza que estavam no lugar certo.

No dia 30 de outubro de 2010 Pr. Ivan Sampaio e o Pr. Célio Sales inauguram a igreja Gileade em Juazeiro do Norte, já na inauguração fui dado posse ao então Pb. Franco Júnior a pastorear a igreja. A igreja que iniciou com um sonho agora contava com 6 (seis) famílias, o desafio era grande. Mas Deus tinha um propósito maior, não só restaurar vidas, mas fazer discípulos Seus.

Hoje todos compreendem que o propósito maior de suas vidas é viver para aquEle que por eles morreu. Com a vida totalmente restaurada agora irão trabalhar para restaurar outros. O remédio já alcançou familiares e ganharam de presente uma grande família que é a família Gileade de Juazeiro do Norte.

E neste lugar tem unção para curar, para renovar… O sopro do Espírito de Deus tem exalado o seu perfume sobre vidas, trazendo vida não apenas para sobreviver, mas vida em abundância, tem restaurado, transformado…

Igreja Cristã Gileade de Juazeiro do Norte, podemos dizer que… “O Espírito de Deus está sobre nós, porque o Senhor nos ungiu para pregar boas novas aos quebrantados; enviou-nos a curar os quebrantados de coração; à proclamar libertação aos cativos e por em liberdade os algemados… A fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados na casa do Senhor”.

Após 10 (dez) anos a igreja cresceu, hoje somos uma grande igreja, com muitos discípulos, grupos de crescimento, escola de líderes, hoje não somos um sonho, mas uma realidade, conquistamos muito no Senhor, formamos líderes e abençoamos vidas e famílias inteiras que se renderam o Senhor. O desafio hoje é maior, se no inicio era formar cerca 14 discípulos de Cristo, hoje é fazer com cada um dos cerca de 80 (oitenta) faça novos discípulos de Cristo.

Igreja Cristã Gileade em Juazeiro do Norte tem restaurado vidas em nome do Senhor Jesus.

… Porque há bálsamo em Gileade, remédio em Gileade e unção em Gileade.