NOVEMBRO AZUL – MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA
O mês de Novembro chegou e um movimento recente, mas muito importante, ganha destaque: o Novembro Azul.
O movimento surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Aqui no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de eliminar o preconceito masculino de ir ao médico fazer o exame de toque.
O câncer de próstata é um dos cânceres mais frequentes no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Em 2014, cerca de 69 mil novos casos foram diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
Na fase inicial da doença, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada.
Como detectar o câncer de próstata?
Através de exames periódicos de toque e dosagens de PSA.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (histórico familiar e raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.
A prática regular dos exames está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença.
Fique atento e cuide-se, e para você não esquecer, vamos dar uma mãozinha, durante todo o mês de Novembro nossa página ficará azul para lembrar nossos visitantes de fazer o exame!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!