Examine seu coração

Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia. Provérbios 30.12

Já fez um check-up esta semana? Não importa sua idade, é bom sempre fazer exames para constatar se a saúde vai bem. Nesse caso, você mesmo pode fazer. Nem precisa ir ao médico. É o exame de sua alma.

Nossos relacionamentos, com as pessoas e com Deus, devem ser guiados pela Bíblia. Sabendo disso, a partir do momento que nos desviamos do que é ensinado pela Palavra, acabamos caindo no caminho que nos dispusemos a seguir.

Um erro clássico é julgar conhecer muito a Bíblia. O orgulho impede que a pessoa reconheça que em cada leitura o Espírito Santo nos ensina algo novo. E ensina mesmo! Já perdi as contas de quantas vezes li a Bíblia e em todas elas eu aprendo mais. O Senhor tem prazer de ensinar através da Palavra.

Também é possível que alguém se julgue “mais cristão” que os outros só por frequentar com assiduidade as reuniões da igreja. Porém, caso não seja acompanhada de fé e do propósito de prestar culto a Deus, a visita a uma igreja não passa de mera religiosidade.

Não adianta vestir-se com um aspecto de santidade se o coração estiver tomado de imundície. É como varrer a sujeira para baixo do tapete: a casa pode parecer limpa à primeira vista, mas logo percebe-se que ela não está.

Para que não haja risco de ser levado por esses erros, já conhecemos um dos métodos mais eficazes. É estar na presença do Senhor. O segundo passo é pedir que Ele trabalhe cada área de nossas vidas, impedindo que nosso orgulho tome o lugar que é expressamente do próprio Deus.

Ainda dá tempo de fazer seu exame hoje. Tenha um momento de leitura da Bíblia, outro de oração e Deus falará com você. Desse Médico não há nada que se possa esconder.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *